Comissão Executiva do INPS, realiza encontro com ...
18 maio 2018 16:44

  Realizou-se no passado dia 15 de Maio nas instalações da Sede, um encontro e [ ... ]

Ler +
Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva vis...
04 Abr. 2018 18:06

O Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, efetuou, hoje uma visita as instalaçõ [ ... ]

Ler +
fale com o INPS

GUIA inps capa reduzido

Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva visita sede do INPS na cidade da Praia.

O Dr. Ulisses Correia e Silva, regozijou-se com as apresentações feitas pelos responsáveis das estruturas, bem como pela Presidente da Comissão Executiva, Dra. Orlanda Ferreira.

Nas suas declarações, o Chefe do Governo disse que o INPS é uma das mais importantes Instituições do país tendo em conta as atividades que desenvolve, ademais num momento em que os dados divulgados pelo INE, são muito positivos e combinam com a dinâmica atual do emprego. Disse ainda, que o aumento do número de trabalhadores abrangidos pelo Regime Obrigatório de Proteção Social, vem refletir o tipo de emprego que se pretende desenvolver em Cabo Verde. Mostrou-se bastante satisfeito com os resultados constatados, deixando claro que o Governo apoia as decisões da Comissão Executiva, em todas as medidas tomadas no sentido de rentabilizar a carteira de investimentos do INPS.

Por seu turno a Sra. Presidente do INPS, Dra. Orlanda Ferreira, referenciou os ganhos do Instituto nos últimos anos, evidenciando o forte aumento da taxa de cobertura da população empregada, que passou de 39,8% em 2016 para 47% em 2017, conforme os dados provisórios apresentados pelo Chefe do Gabinete Estudos Atuariais, Dr. Frederic Santos.

A Presidente do INPS, falou sobre as limitações da Banca Nacional em remunerar os depósitos a prazo, bem como da fraca taxa de retorno dos investimentos existentes, fundamentando assim a entrada do Instituto para o capital social do Afreximbank. Para além dessas afirmações, salientou que todos os estudos internos foram feitos, no sentido de se avaliar os riscos inerentes, por forma a acautelar a estabilidade financeira da Instituição.

O Chefe do Governo despediu-se, deixando uma mensagem de encorajamento a Comissão Executiva, e aos colaboradores do INPS, apelando a que continuem na senda dos bons resultados até então alcançados, colocando o Instituo e o país numa posição de exemplo para outros Estados vizinhos, que tem vindo beber da nossa experiência em matéria de Proteção Social.

início contacto mapa do site