Esteve de visita ao INPS ontem, dia 29 do corrente, uma Missão de Avaliação do Programa Estatístico Pan-Africano (PEP) acompanhada por uma Delegação do INE, chefiada pelo seu Presidente Dr. Osvaldo Borges, com o objetivo de avaliar o Sistema Estatístico Nacional (SEN) de Cabo Verde por forma a garantir que as boas práticas sejam transmitidas, com base em experiencias práticas.
A Missão fez-se representar por 4 (quatro) avaliadores, sendo dois presidentes dos Institutos Nacionais de Estatística dos PALOP (Angola e Moçambique), uma consultora do Programa de Estatística Pan-Africana (PAS) e uma observadora, chefe da Unidade de Divisão de Estatísticas da União Africana (AUSTAT).
Por sua vez, a delegação do INPS foi chefiada pela Sra. PCE Dr. Orlanda Ferreira, e pelos diretores da DSI e do GEARI.
As discussões cingiram sobre o INPS, a sua gestão, o funcionamento do seu sistema de produção e de divulgação de dados estatísticos e no enquadramento do referido sistema no SEN.
No final das discussões, o Chefe da Missão do PEP Dr. Camilo Semião Ferreira de Ceita, Diretor Geral do INE de Angola, agradeceu a disponibilidade, recomendando o INPS como Órgão Delegado do INE (ODINE), tendo em conta a importância dos dados do sistema de proteção social para o país bem como da constatação feita do bom nível em que se encontra o processo de produção estatística do Instituto. Por outro lado, sugeriu ainda a criação de uma plataforma de troca de dados entre as duas instituições.
Por sua vez, a Sra. PCE agradeceu a vinda dessa missão bem como o reconhecimento pelo trabalho que o INPS vem desenvolvendo no processo de produção dos dados estatísticos da proteção social e mostrou toda a abertura do INPS em participar no reforço da parceria com o INE no âmbito do SEN.