O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) apresentou esta manhã a sua primeira Revista Banda Desenhada Educativa, intitulada “Aventuras na Proteção Social”.
A cerimónia decorreu no Auditório do INPS e foi presidida pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, na presença de dezenas de crianças, sendo o principal público-alvo da obra.
A Banda Desenhada é protagonizada por Edu e Inês, duas personagens criadas para explicar, de forma leve e envolvente, a importância da segurança social e das contribuições para um futuro mais protegido e seguro.
Com esta iniciativa, o INPS quer promover uma nova geração mais consciente sobre os direitos sociais e incentivar o diálogo intergeracional sobre a formalização do trabalho e os benefícios da previdência social.
A principal finalidade da obra é ampliar o conhecimento do público infantojuvenil sobre os benefícios da segurança social, promovendo uma compreensão mais clara e acessível dos direitos e deveres associados a este sistema. Pretende ainda, estimular a reflexão sobre a importância do tema, incentivando atitudes mais responsáveis desde cedo, através de formatos visuais modernos e apelativos.
De acordo com o Presidente da Comissão Executiva do INPS, Mário Rui Fernandes, o lançamento desta Banda Desenhada marca um momento especial na história da instituição, ao traduzir, de forma criativa e acessível, o compromisso com a educação para a cidadania e a solidariedade social, transmitindo às crianças e às famílias mensagens essenciais sobre o significado da proteção social, a sua utilidade e a importância da participação de todos no seu fortalecimento.
“Acreditamos que a educação começa cedo e que, ao falar com os mais novos, conseguimos também alcançar os mais velhos. As crianças são excelentes comunicadoras, levam para casa o que aprendem na escola, influenciam hábitos e despertam consciências”, afirmou o mesmo.
A revista contribuirá para a promoção de uma cultura de segurança social nas escolas, para além de reforçar a estratégia de expansão da cobertura do INPS, principalmente no setor informal, procurando alcançar novos beneficiários e incentivar o aumento do número de contribuintes.
Com esta publicação, o INPS reforça a sua estratégia de comunicação inclusiva e moderna, utilizando a linguagem visual da banda desenhada para se aproximar do público mais jovem.