Enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da Segurança Social, comemorado hoje, 8 de maio, o INPS promoveu na sua Sede no Plateau a apresentação do Estudo, “Diagnóstico da Extensão da segurança social, Trabalhadores de difícil cobertura em Cabo Verde”, conduzido pela CV – ANALYSE.
Este evento representa um marco importante na estratégia do INPS no que se refere à extensão da cobertura da segurança social em Cabo Verde. A análise abordará as necessidades e desafios enfrentados pelos trabalhadores por conta própria e trabalhadores domésticos em relação à segurança social no país.
A realização desta apresentação durante as comemorações do Dia Mundial da Segurança Social ressalta a importância atribuída pelo INPS a este tema crucial. Além disso, demonstrar o compromisso do Instituto em trabalhar para garantir que todos os cidadãos cabo-verdianos tenham acesso aos benefícios e proteções oferecidos pela segurança social.
Na sua intervenção inicial o Presidente da Comissão Executiva do INPS, Dr. Mario Rui Fernandes, salientou a importância e o compromisso da atual Comissão em continuar a trabalhar no sentido de melhorar a taxa de cobertura de segurança social nacional. Mario Fernandes deixou a garantia de que o INPS vai continuar a promover ações de sensibilização visando atingir os grupos profissionais mais vulneráveis.
A apresentação do estudo que, foi presidido pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, foi ser uma oportunidade para compartilhar informações, discutir estratégias e promover a conscientização sobre a importância da extensão da segurança social em Cabo Verde. Representantes do governo, da OIT, e Instituições publicas aceitaram o convite de participar deste evento crucial para o futuro do sistema de segurança social do país.