O auditório da sede do INPS, acolhe nos dias 5, 6 e 7 do corrente mês o seminário: sobre alargamento da segurança social a trabalhadores de difícil cobertura. Este evento em parceria com a Action Portugal, centra-se nos desafios e opções políticas para o alargamento da Segurança Social em Cabo Verde, com um olhar atento ao diagnóstico da extensão da proteção social a trabalhadores com regimes laborais atípicos ou inseridos na economia informal.
O evento reúne representantes de instituições parceiras, como o Centro Nacional de Pensões, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, as Associações domésticas, taxistas, vendedores ambulantes e sindicatos para, ao longo de 3 dias debater soluções práticas e inovadoras para incluir os trabalhadores informais e outros grupos vulneráveis no sistema de proteção social obrigatória.
Durante a abertura, Mario Rui Fernandes, destacou que a Segurança Social vai muito além de mecanismos técnicos, sendo uma expressão concreta de um pacto coletivo pela dignidade humana. Reforçou ainda que atualmente, mais de 48% da força de trabalho em Cabo Verde está no setor informal, com jovens, mulheres do meio rural e trabalhadores sazonais enfrentando grandes desafios de acesso ao sistema.
Neste sentido, este evento reforça o compromisso do INPS com os princípios da equidade e da justiça social, apostando em parcerias e soluções adaptadas à realidade cabo-verdiana. “Juntos, vamos tornar esse objetivo possível e muito mais gratificante para todos”, concluiu assim o Presidente da Comissão Executiva do INPS.