De 23 e 27 de setembro, a Rádio e Televisão de Cabo Verde acolhe nas instalações da TCV um curso promovido pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre a proteção social, focado em Cabo Verde.
Esta iniciativa, dirigido essencialmente para os Jornalistas, visa capacitar esta classe a abordarem a complexidade da proteção social, dominarem conceitos e analisarem dados de forma critica, ainda analisar formas de tratamento de dados e poder contribuir para um debate mais profundo sobre as políticas que ampliem a cobertura e a eficácia da proteção social.
O curso é ministrado pelas formadoras Maria Pereira, especialista em Proteção Social da OIT, e Elisabete Miranda, Coordenadora de Economia do Jornal Expresso em Portugal. Além disso, o curso conta com a participação de oradores convidados de Instituições que trabalham diretamente ligadas à Proteção Social.
Hoje, dia 25, o INPS fez-se representar pela Dra. Ludmila Cardoso, Diretora de Contribuições e Cobrança, que abordou o Sistema de Proteção Social Obrigatório gerido pelo INPS, com uma apresentação abrangente sobre a instituição, trazendo estatísticas valiosas sobre o impacto da proteção social em Cabo Verde.
Outro destaque do curso é a mobilização dos jornalistas para o “Prémio Jornalístico da Proteção Social”, incentivando uma cobertura mais robusta e informativa sobre o tema.