O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, realizou, no dia 28 de Fevereiro, uma vista à sede do INPS na cidade da Praia, com vista a conhecer o resultado da recente remodelação feita no edifício, bem como inteirar-se do funcionamento do Instituto. No decorrer da visita, o Sr. Ministro passou por todas as estruturas para uma breve conversa com cada responsável e técnicos, que o explicaram a logica e essência dos processos com os quais trabalham diariamente.
Ainda no âmbito da visita, a Sra. Presidente da Comissão Executiva Dra. Orlanda Ferreira, aproveitou a presença do Ministro para expor alguns constrangimentos que o Instituto enfrenta nas diferentes áreas, aproveitando a ocasião para apresentar os grandes desafios que o INPS tem pela frente e que no entender da Comissão Executiva merecem uma atenção especial do Governo.
Os desafios elencados foram vários, porém, a tónica recaiu na necessidade de se implementar medidas para contornar a situação das dívidas das instituições públicas e privadas para com Previdência Social, caso contrário tal situação poderá perigar a sustentabilidade do sistema a medio e longo prazo. Um outro grande desafio apontado pela Sra. PCE, se prende com o tema das receitas eletrónicas, que considera ser um projeto que deve entrar na agenda do Governo, pelas vantagens que poderá trazer ao sistema de saúde nacional, e consequentemente, para o INPS que verá certamente alguns custos reduzidos, bem assim, conferir maior possibilidade de controlo às situações de fraude.
Por seu turno, o Sr. Ministro, deixou a mensagem de que irá levar estas preocupações para serem analisadas, em sede própria, e ver onde e como poderá o seu Ministério apoiar o INPS, através de mobilização de fundos, junto a parceiros internacionais, para financiar a implementação dos projetos que o Instituto tem em carteira.
Na sua entrevista com a comunicação social, o Dr. Arlindo do Rosário, mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado com a reestruturação do prédio da sede, que passou a ser um edifício moderno, acessível a pessoas portadoras de deficiência, e com ótimas condições de trabalho para os colaboradores do Instituto.
A visita terminou após uma reunião reservada entre o excelentíssimo Sr. Ministro e a Comissão Executiva.